Falar espanhol: Uma boa conversa

Falar Espanhol

Falar espanhol atualmente é um grande diferencial.

Cada vez que você aprende uma nova língua o foco principal vai estar na forma correta de falar em situações certas e com toda a estrutura gramatical devidamente utilizada. Mas demos uma olhada o que acontece com a língua nativa, com o Português por exemplo, quando você é uma criança é ensinado constantemente todas as estruturas da língua e a forma correta de escrever e de se comunicar. No entanto, a pesar de toda aquela bagagem de treinamento e do português de aula, sabem que também existe o português da “conversa”, ou seja uma forma mais informal, descontraída de falar o idioma com os outros.

Falar espanhol: Uma nova realidade

E o mesmo acontece com o Espanhol. O primeiro a ser ensinado vai ser a língua certa, correta, com todos os seus aspetos gramaticais. Mas quando já atingir um certo nível e quando seja preciso pôr em pratica espanhol com os nativos, você vai perceber que eles falam de forma bem mais informal e ai vai ser preciso se adaptar a esta nova realidade.

No começo não vai ser fácil, pois dependendo da região ou país onde voc. estiver pode até parecer que tudo o quanto você aprendeu foi virado de ponta cabeça e que as regras já não se aplicam, ou pelo menos não tão rigorosamente como deveriam se fosse a língua culta.

Por outro lado, no mundo das mídias você também vai se deparar com este espanhol mais solto e mais natural, por utilizar outras palavras, que não fica preso a esquemas gramaticais tão rígidos. Desta forma, o espanhol tradicional (formal) provavelmente não vai ajudar tanto assim a compreender o que atores nativos estão falando num filme hispano ou até em algum programa de Tv.

Resumindo, é relevante não se preocupar somente com o aprendizado baseado na língua formal –apesar de ser fundamental ter uma boa base gramatical e comunicacional- pois serão muitos os momentos e situações em que você será exposto ao espanhol informal e nestes casos terá que aprender a se desenvolver utilizando estratégias comunicacionais até se acostumar, do mesmo jeito que nós sabemos quando utilizar o português formal e o informal.

Aprenda Mais

Juan Carlos on FacebookJuan Carlos on Youtube
Juan Carlos
Sou o Juan Carlos, chileno radicado no Brasil há quase 15 anos. Minha missão é usar a minha experiência e especialidade no ensino da língua espanhola para transformar você em uma pessoa fluente no meu idioma e acabar com o "portunhol de uma vez por todas".
About The Author

Juan Carlos

Sou o Juan Carlos, chileno radicado no Brasil há quase 15 anos. Minha missão é usar a minha experiência e especialidade no ensino da língua espanhola para transformar você em uma pessoa fluente no meu idioma e acabar com o "portunhol de uma vez por todas".